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Carro, Dicas, Onix Hatch, Onix Plus
17 de setembro, 2025
Durante os últimos anos, o sistema de correia dentada banhada a óleo do Chevrolet Onix enfrentou resistência no público. Todavia, a principal causa dos problemas não estava no componente em si, mas na utilização inadequada do óleo lubrificante pelos proprietários.
Os principais erros cometidos incluíam:
Inclusive, quando o óleo inadequado entra em contato com a correia, pode causar degradação do material, fazendo com que ela libere partículas que entopem o sistema de lubrificação do motor.
Diferentemente da correia seca tradicional, que opera externamente ao motor, a versão banhada a óleo funciona imersa no lubrificante do propulsor, proporcionando maior durabilidade e melhor desempenho.
A principal evolução da correia do novo Onix está em sua nova composição química. A General Motors desenvolveu uma fórmula mais resistente que suporta melhor o uso de óleos que não seguem rigorosamente as especificações do manual. Essa mudança torna o sistema mais tolerante às variações de qualidade do lubrificante.
Uma inovação importante no novo Onix é a implementação de um tecido especial ao longo de toda a extensão da correia. Dessa forma, mesmo com o uso de óleo inadequado, as partículas resultantes do desgaste são pequenas demais para causar entupimentos no sistema de lubrificação do motor.
O novo Onix agora oferece uma garantia de 240 mil quilômetros para a correia banhada a óleo. Ademais, a garantia é retroativa e se aplica a todos os modelos fabricados desde 2020, independentemente da idade do veículo.
Primeiramente, a correia do novo Onix apresenta longevidade 4 vezes superior à versão seca tradicional. Enquanto uma correia convencional precisa ser substituída a cada 60 mil quilômetros, o sistema banhado a óleo do novo modelo mantém sua eficiência por até 240 mil quilômetros.
Em segundo lugar, por estar constantemente lubrificada, a correia do novo Onix gera menos vibração no bloco do motor.
Por fim, com intervalos de troca muito mais longos, o novo Onix oferece economia importante em manutenção preventiva. Considerando a quilometragem média dos brasileiros, a correia pode durar entre 16 a 24 anos antes de precisar ser substituída.
O novo Onix requer obrigatoriamente óleo com certificação Dexos 1 Gen 2 ou superior, aprovado pela General Motors. A viscosidade 0W20 é fundamental para o funcionamento adequado do sistema. A Chevrolet facilitou a identificação colocando essas informações diretamente na tampa do reservatório de óleo.
Além disso, é indispensável realizar a troca completa do óleo do novo Onix a cada 10 mil quilômetros ou com um ano de uso. Apenas completar o nível não é suficiente e pode comprometer a integridade da correia ao longo do tempo.
Embora a inspeção visual da correia do novo Onix exija desmontagem parcial do motor, a Chevrolet oferece um serviço específico de avaliação que inclui verificação completa do sistema e troca do óleo. Tal serviço preventivo é recomendado especialmente para veículos seminovos ou quando há suspeita de uso de óleo inadequado.
Deseja tirar dúvidas sobre o novo Onix ou agendar um test drive? Fale com a equipe da Orca. Será um prazer te ajudar!
Referências:
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